quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Rumo da Criminologia


Segundo o pensamento de Karl Popper, a ciência é o melhor exemplo de uma actividade racional e o melhor meio para se abordar a racionalidade. Por duas razões: porque a ciência é necessariamente racional e porque reclama uma atitude de permanente critica. O mesmo é dizer que por mais sólido, definitivo ou certo que o nosso conhecimento nos pareça, a atitude deve ser a dúvida, a incerteza e uma procura constante de encontrar uma explicação mais adequada para a realidade.

Em "A lógica da pesquisa cientifica", Popper reflecte sobre o critério de demarcação de uma ciência e do pensamento indutivo. Assumindo-se contra este último, afirma que o único modo de uma ciência ser empírica é submeter-se à prova. Isto é, ser falsificável. Senão vejamos. Se partirmos de um conjunto de observações e quisermos verificá-las, não estaremos nós à procura de algo que assumimos que existe? Não estaremos à procura do esperável? Com efeito, urge uma forma diferente de atribuir cientificidade a uma teoria, ou, então, de substituir um conjunto de meras observações por uma teoria no verdadeiro sentido da palavra. Mas será esta teoria por si só definitiva? Não, já que a Ciência é movida pela critica, pelo progresso, pela abertura a novos desenvolvimentos. Daí que o autor tenha desenvolvido o método dedutivo de prova (que corporaliza a falsificabilidade) e que consiste em colocar em relevo os erros contidos na teoria, corrigi-los e refazer essa teoria.

Assim, Karl Popper contribui para implementar uma vontade de saber mais e de não nos conformarmos com o adquirido que apenas nos permite viver na escuridão.
É esta a lógica de descoberta cientifica, e é este o rumo que a Criminologia deve seguir.

3 comentários:

  1. Blog interessante.

    Irei ficar atenta x)

    Gostei do recurso a Karl Popper. É complexo mas indicado no que toca a falar do "método científico".

    ***

    ResponderEliminar
  2. Eu licenciei-me este ano em sociologia na Universidade do Minho.

    Fiz investigação na área da criminologia e estudos sociais da ciência e tecnologia. Estou agora como bolseira de investigação novamente e espero que abra um mestrado em criminologia com qualidade em Portugal para prosseguir estudos. Vamos lá ver se a FDUP se decide a abrir mestrado para o ano. x)

    Tu és aluna da FDUP? É bom saber que ainda há estudantes que gostam daquilo que estudam xD
    ***

    ResponderEliminar
  3. Eu estou em Ciências e tecnologia e pretendo ir para o ramo da Criminologia e achei bastante interessante este blogue que, a partir de agora, irei estar atento...

    Tenho uma dúvida acerca do curso de Criminologia, este também tem qualificações para Patologista?

    Abraço

    ResponderEliminar